“A casa do relacionamento saudável”: Aprofundar o conhecimento mútuo

Olá!

No nosso último post, falamos sobre o modelo teórico que John Gottman criou para explicar as bases sólidas de um relacionamento saudável. Denominado “A casa do relacionamento saudável” este modelo nos traz pilares importantíssimos para um casamento feliz.

No post de hoje, vamos falar sobre a base desta casa:SoundHouse

Aprofundar o conhecimento mútuo

Este é o primeiro nível da casa. Se trata do quanto o casal se conhece bem – tanto nos seus desejos e gostos quanto no nível psicológico (seus medos, estresses, sua história e sonhos).

As pesquisas de Gottman revelaram que um importante preditor da estabilidade de um relacionamento, é o quanto o casal se conhece e é bem familiarizado com o universo um do outro. Os dados da pesquisa mostram que casais que constroem um mapa afetivo do parceiro são mais bem preparados para lidar com momentos difíceis.

O pesquisador David Schnarch também destaca a importância do conhecer e ser conhecido pelo outro como uma chave para aprofundar a intimidade do casal, o que se mostrou ser uma base para relações duradouras. Segundo suas pesquisas, o ato de se permitir revelar o seu eu maisintimo, sem medo de julgamentos ou busca por aprovação está diretamente ligada a uma maior conexão sexual e a qualidade do relacionamento.

Casamentos felizes são baseados primeiramente em uma amizade profunda, e é disso que se trata o “aprofundar o conhecimento mutuo”. Quando nos abrimos, dividimos nossos desejos mais profundos, nossos medos, fantasias e sonhos, criamos a oportunidade de um crescimento pessoal e interpessoal, e este desejo de ser conhecido de verdade um pelo outro cria uma conexão profunda entre o casal.
Tendo em vista a importancia desta base para os relacionamentos, Gottman nos propõe uma série de exercícios para construir o que ele chama de “Mapa do amor”. Muitos deles você encontra no livro “Sete princípios para o casamento dar certo” (Ed Objetiva).

Vale a pena conferir e embarcar juntos nesta jornada de conhecimento! 😉

compartilhe!

Email this to someoneShare on FacebookPin on PinterestTweet about this on Twitter

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *