“A casa do relacionamento saudável”: Cultivar a afeição e a admiração

Olá!

Continuando a série “A casa do relacionamento saudável”, no post de hoje iremos falar sobre o segundo nível da casa: cultivar a afeição e a admiração no relacionamento.

Esta é uma base importante para qualquer tipo de uma relação. Cultivar uma cultura de apreciação, respeito e carinho deixa o convívio positivo, mais leve, além de ser um ótimo antídoto de um dos “cavaleiros do apocalípse” , o desprezo.

John Gottman em suas pesquisas com casais “bem sucedidos” no amor, percebeu algo em comum em todos os relacionamentos saudáveis que estudou: estes casais cultivavam o hábito de elogiar, de agradecer e apreciar o que um faz pelo outro.IMG_3331

Esta é uma força inata do ser humano: todos nós gostamos de nos sentir apreciados, admirados e elogiados por quem amamo
s… palavras de afirmação e apreciação são excelentes formas de dizer “eu te amo”. E quem não gosta de se sentir amado?

Além disso, é muito importante levantar os aspectos positivos da personalidade de nossos parceiros e estar sempre reforçando suas qualidades e o que o relacionamento tem de positivo, pois com o tempo temos a tendência de sermos cada vez mais críticos com quem amamos.

Quando existe uma boa reserva de positividade no relacionamento, uma boa “poupança emocional”, a probabilidade de se recuperar de momentos de irritabilidade, situações pelas quais nos arrependemos ou um distanciamento emocional temporário aumenta significativamente, por isso sempre “bato nesta tecla” da importância de investir na qualidade do relacionamento.

Afinal de contas não é o amor que sustenta o relacionamento, é a forma de se relacionar que sustenta o amor… é na simplicidade das escolhas que mora a magia do amor!

Até a próxima!

compartilhe!

Email this to someoneShare on FacebookPin on PinterestTweet about this on Twitter

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *