casal-ouvindo-1-size-620Todos nós sabemos o quanto a comunicação é importante para os nossos relacionamentos não é?! Continuando o post “Comunicação Autêntica” onde frisamos a importância de se expressar de forma transparente e sincera, hoje quero chamar atenção para outro ponto extremamente importante: saber ouvir!

Uma boa escuta é aquela que busca compreender não apenas as palavras ditas, mas as emoções por trás daquelas palavras… nela há uma intenção genuína de compreensão, e isso exige atenção e cuidado!

As pesquisas feitas pelo instituto Heart Math apontam que uma boa escuta envolvem compreender três níveis da comunicação:

1) As palavras (O que é dito)

2) Sentimentos (as emoções por trás das palavras)

3) A Essência (O que as palavras e sentimentos combinados significam de verdade)

Ouvir o que está sendo dito é o primeiro passo, importantíssimo! Mas infelizmente nós normalmente paramos por aí…e é onde a maioria dos mal-entendidos acontecem, pois o que de fato falamos é apenas uma parte da figura toda! Existe toda uma comunicação não verbal, sentimentos e expressões que falam muito além das palavras! E devemos procurar estar atentos a elas também…

O próximo nível da comunicação é o dos sentimentos. É onde você pode encontrar o verdadeiro significado daquela fala. Quando estiver ouvindo seu parceiro, procure entender quais são os sentimentos que estão por trás daquilo que ele diz… é preciso atenção pois muitas vezes acontece das palavras dizerem uma coisa e os sentimentos outra!

Ficar atento as emoções, nos leva ao nível mais importante da comunicação: a sua essência. É buscar compreender – sem julgar ou ficar na defensiva – qual é o verdadeiro significado daquilo que a pessoa está comunicando a você! Isso exige uma postura aberta, neutra, de apreciação… exige que você permita que a pessoa fale, sem interromper, sem preencher os espaços “em branco” das falas com suposições, sem tentar encontrar respostas…apenas sendo um bom ouvinte! É claro que isso não significa que você deva ficar calado o tempo todo, faça perguntas que demonstre que você está atento, diga o que você compreendeu daquela fala…

Saber ouvir é essencial, não apenas para os relacionamentos amorosos, mas para todo tipo de relação que temos!

As pessoas anseiam por ser entendidas, isso faz parte da nossa natureza, todos nós gostamos e precisamos de ser compreendidos… Ouvir “de verdade” ajuda a manter o respeito e cuidado com o outro, o que enriquece os nossos vínculos!

Fica a dica!!! 😉

compartilhe!

Email this to someoneShare on FacebookPin on PinterestTweet about this on Twitter

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *