Uma boa “conta bancária emocional”

Olá pessoal!

Em nosso ultimo post, falamos das interações negativas que acontecem nos relacionamentos que John Gottman chama de “Os 4 cavaleiros do apocalipse”,  por se tratar das interações mais presentes nos casais que se divorciam.

Relembrando, são elas: criticismo, defensividade, desprezo e indiferença.

Estas são interações extremamente prejudiciais a qualquer tipo de relacionamento, no entanto, ninguém está completamente a salvo delas. Em suas pesquisas, Gottman percebeu que os casais que mantêm um relacionamento saudável, duradouro e feliz também caem neste tipo de interação uma hora ou outra – por mais cuidadosos que possamos ser, eventualmente cometemos erros, não é?

Então, o que diferencia estes casais?

Diferente dos casais que se divorciaram ou se distanciaram emocionalmente, foi percebido que nos relacionamentos mais saudáveis, as pessoas frequentemente reparam os erros quando acontecem e mantêm uma “boa conta bancária emocional”.

O que constrói uma boa conta bancária emocional é o nível de benevolência, generosidade e positividade presente no relacionamento, são os cuidados e os investimentos que constroem a base da relação.

Imagine isso como uma conta bancária, onde existem débitos e créditos. Todos nós falamos e fazemos coisas sem pensar com pessoas que amamos. Pedir desculpas, assumir responsabilidade nos erros, ter um bom diálogo sobre os problemas são boas formas de reparar os “débitos” que eventualmente fazemos em nossas contas bancárias emocionais.

O que Gottman percebeu em suas pesquisas foi que, quando existe uma boa reserva de positividade, uma boa “poupança emocional”, a probabilidade de se recuperar de momentos de irritabilidade, de situações pelas quais nos arrependemos ou de um distanciamento emocional temporário aumenta significativamente, por isso a importância de investir na qualidade do relacionamento.

Em suas palavras: “São os pequenos gestos de positividade feitos com frequência que fazem toda diferença em nossos relacionamentos.”

Cuide bem do seu amor! 😉

Até a próxima!

 

compartilhe!

Email this to someoneShare on FacebookPin on PinterestTweet about this on Twitter

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *